Uma heroína jamais tinha passado por uma transformação tão grande, ninguém havia feito uma história com tamanha magnitude com o nome dos X-men, até Chris Claremont e John Byrne trabalharem nos roteiros d’A Saga da Fênix Negra.

The Uncanny X-Men #125

A Fênix, além de ser uma entidade cósmica, é também uma força primordial da natureza, a manifestação imortal, indestrutível e imutável da vida. É a criadora de toda energia psiônica existente. Portanto, é um dos seres mais temidos do Universo Marvel, capaz de alterá-lo e destruí-lo.

E como foi que a Força Fênix assumiu a forma de Jean Grey?

Os X-men estavam voltando de uma missão espacial, foram surpreendidos por um problema no escudo protetor da nave, fazendo com que Peter Corbeau, o piloto, fosse atingido por uma radiação cósmica. Jean Grey absorveu telepaticamente o conhecimento do piloto para pilotar a nave, achou que seus poderes poderiam protegê-la, porém durante a viagem o seu corpo começa a ser afetado pela radiação. Quando Jean está morrendo, a Fênix a encontra através do seu grande poder telepático e oferece ajuda, Jean aceita, pensando no bem dos X-men. A Força Fênix duplica seu corpo para assumir a forma de Jean, acrescentando amizade, amor e força vital, e se surpreende com as emoções humanas após ver o sacrifício da X-men, e altera a sua própria consciência para que acredite que ser a verdadeira Jean Grey.

A nave dos X-men cai na terra e a equipe escapa ilesa, a cópia de Jean surge com um novo uniforme e se apresenta como Fênix. Todos acreditam que é a verdadeira Jean, e a Fênix assume o se lugar. O verdadeiro corpo de Jean fica encapsulado no fundo da baía Jamaica, a cápsula é capaz de tratar seus ferimentos. Fênix cria em seu inconsciente algumas bloqueios mentais para que seu poder atinja apenas um nível suportável.

E o que acontece depois que a Fênix se torna a Jean?

O compilado de histórias que ganham o nome de A Saga da Fênix Negra vão das edições 129 a 138 de Uncanny X-men, publicadas em 1980. A história inicia com a equipe dos X-men voltando da missão espacial e encontrando o Professor Xavier, que também havia passado um tempo num espaço, no Império Shiar com a Imperatriz Lilandra. Após essa missão, os X-men podem descansar, porém a Fênix não consegue ficar tranquila, começa a ter muitos flashbacks do século XVIII, de um casamento com Jason Wyngarde, mais tarde descobrimos que Jason é um antigo inimigo dos X-men, o Mestre Mental, que é capaz de projetar ilusões na mente da Fênix com a ajuda da Emma Frost, a Rainha Branca.

Jason é membro do Clube do Inferno, grupo secreto de mutantes poderosos envolvidos com o governo, com intuito de comandar o mundo à sua própria maneira tentam se livrar X-men.

O Professor Xavier consegue sentir a presença de dois novos mutantes com auxílio do cérebro, máquina em forma de capacete. Tempestade, Wolverine e Colossus, vão encontrar um desses mutantes, a Kitty Pryde, que tem o poder de atravessar objetos. A outra parte da equipe, Ciclope, Jean Grey (Fênix) e Noturno vão a um clube encontrar a Cristal, a mutante tem o poder de transformar o som em energia. Os grupos são atacados por capangas do Clube do Inferno, o primeiro é sequestrado, mas logo é salvo pela Kitty. O segundo entra em combate com a Emma Frost, onde a Fênix acaba liberando seu poder e demonstra uma enorme força derrotando os inimigos. Kitty Pryde e Cristal são convidadas para se juntarem a equipe dos X-men, por enquanto, as duas recusam.

Os X-men vão até o Clube do Inferno para investigar a origem dos ataques, o Mestre Mental faz uma investida psiquica que afeta a Fênix, e controla sua mente fazendo-a enxergar a realidade como se estivesse no século XVIII, onde é conhecida como Rainha Negra. A Fênix agora vê os X-men como seus inimigos, se alia ao Clube do Inferno, os captura e tortura. Nessa época Jean e Ciclope namoram, portanto criam um elo psíquico que permite que se comuniquem telepaticamente, Ciclope entra num plano astral através deste elo para tentar libertá-la, mas Jason já esperava por isso. O Mestre Mental acaba matando o Ciclope no plano astral, no Plano Físico Ciclope ainda está vivo.

Fênix percebe que está sendo manipulada e os X-men conseguem derrotar o Clube do Inferno. Porém, o embate desestabiliza sua mente e a força toma conta do seu corpo, decide atacar os X-men para que acabe com o elo entre Jean e a equipe.

Agora a Fênix denomina-se Fênix Negra, tornando-se a criatura mais maligna do universo, vai para o espaço se alimentar de energia solar, destrói essa estrela e todo o sistema de uma galáxia próxima, matando aproximadamente 5 bilhões de seres vivos. Volta à terra e mata os pais de Jean, novamente acabando com todos os elos afetivos. Alguns mutantes, como o Anjo e o Fera, a encontram e tentam combatê-la, o Professor Xavier faz um bloqueio mental na Fênix e a Jean Grey verdadeira volta ao seu corpo e mantém suas habilidades telecinéticas e telepáticas. A batalha termina e os X-men são transportados para a nave da Imperatriz Lilandra que exige que a Fênix (agora Jean Grey) seja julgada pelo seu crime de assassinar bilhões de seres vivo e destruir um sistema solar. Os X-men se recusam a entregar a companheira, e conflituam com o poderoso exército de Shiar, os únicos sobreviventes da batalha são Ciclope e Jean Grey que consegue uma arma alienígena. A barreira mental que Xavier colocou em Jean está fraca, e, mais uma vez, a Força Fênix se desestabiliza. Por um bem maior, para que não haja mais mortes inocentes, Jean usa a arma para cometer suicídio, é a unica maneira de acabar com a Força Fênix. e morre na frente de Ciclope.

Quando Jean morre, surge Uatu, O Vigia, personagem alienígena que registra todos os atos importantes do universo e regista a morte de Jean Grey, diz que ela poderia ter vivido como uma deusa com a força da Fênix no corpo, mas preferiu morrer como humana. O arco se encerra no funeral de Jean quando Ciclope decide não ser mais um X-men.

The Uncanny X-men #136

A Saga da Fênix Negra já foi retratada na série animada dos anos 90 e referenciada no filme X-men: O Confronto Final de 2006, a sua melhor adaptação até o momento é na série animada Wolverine and The X-Men.
Em Junho estreia X-Men: Fênix Negra, filme que dará início a uma nova trilogia.

Show Full Content
Previous Troye Sivan e a The Bloom Tour no Brasil
Next Poc Con 2019: conheça os artistas confirmados na Comic Con mais gay do Brasil
Close

NEXT STORY

Close

Lucas Lucco e Pabllo Vittar nos levam para seu “Paraíso”

28 de janeiro de 2018
Close