ATENÇÃO! ESTÁ MATÉRIA CONTÉM SPOILER DA PRIMEIRA E SEGUNDA TEMPORADA DE WESTWORLD. SE VOCÊ SE INCOMODA, POR FAVOR NÃO LEIA O CONTEÚDO DESTE POST OU CLIQUE AQUI.


Matéria escrita em parceria com o redator Rob Travassos.

 

A série western, que não se passa no faroeste, começou tímida, mas tem se tornado sucesso, ainda mais depois de seu retorno, após dois anos. Westworld é uma série de ficção cientifica, sobre um parque temático no velho oeste americano. Lá os chamados “Visitantes” são recebidos por robôs com I.A. avançada conhecidos como “Anfitriões“. Os clientes embarcam em narrativas e aventuras pelo parque, em jogos violentos, matando e violentando robôs a sua vontade. O criador do parque, Ford (Anthony Hopkins), percebe que a diretoria que cuida do parque quer afastar-lo, e ele então decide dar liberdade ás maquinas criando uma completa chacina, vista no último episódio da primeira temporada.

No último Domingo(22), com o retorno da série uma nova realidade cerca Westworld. Anfitriões agora caçam humanos, e outras máquinas, numa vingança justiceira. Fomos apresentados a nova realidade, que cerca tanto os personagens, quanto o parque. A polaridade de bem e mal foi rompida, e ficou difícil escolher um lado. Além disso o roteiro do episódio de retorno levantou questões que nos deixaram com a cabeça pegando fogo.

Iremos listar aqui as questões que fizemos vendo o primeiro episódio da segunda temporada, assim como o teaser que se passou depois. Quantos mistérios Westworld ainda pode reservar?

 

1. Qual será o novo personagem de Dolores?

Westworld

Dolores (Evan Rainha Rachel Wood) a protagonista, mas fugindo do que vimos anteriormente, ela não é mais a virginal e inocente filha do rancheiro. Após revelar sua narrativa escondida do Wyatt, Dolores aparece nas primeiras cenas montando um cavalo e usando seu trabuco para castigar seus antigos mestres. Em um dialogo, digno de vilão que revela seus planos, a anfitriã diz que não está seguindo mais nenhuma narrativa criada por Ford.

Ela agora está livre para desempenhar um último papel escrito por ela mesma. Além disso, ela divide com Ted (James Marsden) sua ideia de fugir do parque levando alguns amigos artificiais consigo. Isso inclusive me lembra o final de Ex Machina, em que o personagem de Alicia Vikander passa a viver entre humanos. Seria o novo personagem de Dolores uma líder revolucionaria que deseja dominar o mundo dos homens, e fazer com eles tudo que fizeram com ela? Ou seus planos são muito maiores do que simples vingança? Agora não sabemos mais se a protagonista é uma heroína justiceira, ou uma vilã maquiavélica.

 

2. Ford está vivo? O que será este jogo feito especialmente para William?

Westworld

O maior desejo de William (Ed Harris), ou Homem de Preto, finalmente se torna realidade: os anfitriões estão livres e revidando a violência recebida. A sua jornada atrás do labirinto não terminou como ele esperava, mas ele teve sua satisfação ao ver os anfitriões abrindo fogo contra a diretoria. O jogo começou de verdade para ele, mas com direito a um pouco de mistério.

O jovem Ford, um dos robôs do parque, aborda William e diz que a busca dele deu frutos. E agora uma narrativa tinha sido feita especialmente para o Homem de Preto. Tudo isso com uma fala super creep misturando as vozes de Ford com a do garoto. O que nos leva a uma outra teoria. Ford está vivo! Mesmo que não fisicamente, mas existe uma chance de sua mente estar viva dentro do mainframe do parque. O que permite a ele continuar conduzindo os acontecimentos, mesmo com corpo se decompondo de baixo de sol. “Mas que velho safado!”

E não podemos ignorar os flashs vistos no teaser, em que William jovem (Jimmi Simpson) entra para diretoria do parque.

 

3. A Importância de Maeve se manterá?

Westworld

Uma das personagens mais bem construídas da série, Maeve (Thandie Newton), teve um dos melhores arcos no primeiro ano de Westworld. Ela se libertou do controle de sua mente e acessou suas memórias, além é claro de uns upgrades básicos. Com sua ajuda, mesmo que sem ela saber, o plano de Ford de liberar os anfitriões foi bem sucedido. Depois de saber de toda a verdade, e experimentar um pouco do gosto da vingança, ela estava pronta para partir. Em sua fuga, porém, ela desiste e decide voltar para resgatar sua filha de outra narrativa. Uma vida apagada de sua memória.

Agora, ela está numa jornada de resgate que pode novamente influenciar em toda a trama. Vimos vislumbres nos teaser dela usando um kimono no que seria o parque paralelo, com tema de samurais. Talvez Maeve irá fazer mais estragos enquanto desbrava as entranhas de Westworld. Mas o que seria mais triste neste momento é reduzir a importância da personagem. Queremos ver o que ela é capaz com seu poder de deus, controlando maquinas a seu bel-prazer.

 

4. A Narrativa de Bernard mudou?

Westworld

Há quem diga que Bernard (Jeffrey Wright) nunca teve uma narrativa. Queimei meus neurônios com meu amigo e redator @RobTravassos sobre isso e chegamos a uma conclusão: Bernard foi peça chave para os planos de Ford. O fato de ele ser uma replica do Arnold nem foi tão chocante assim, mas sim a sua função no roteiro da série.

Tudo começa com Ford alterando o código de alguns anfitriões. A nova atualização deu um certo bug no patch do parque o que deixou alguns membros da equipe perdidos. Bernard era o Diretor responsável pela programação dos robôs. Era responsabilidade dele garantir que nada fugisse do normal. Inclusive Ford sabia que ele iria investigar tudo por contra própria e assumiria as falhas para si. Isso foi um ótimo recurso, tanto dentro do roteiro quando na série, para fazer com que ninguém desconfiasse que havia um mudança perigosa nos códigos do parque. Fora que ele era uma arma que Ford podia apontar contra qualquer um que tentasse impedir seus planos.

O que antes era papel de Dolores, agora cabe a ele viajar entre memórias de passado e presente. No passado ele está ao lado de Charlotte (Thessa Deus Thompsom), membro da diretoria, que tenta restaurar o controle de Westworld. Mas descobrimos logo no final do primeiro episódio que sua presença na equipe de segurança se passa duas semanas depois do ataque dos robôs. Gente quanta coisa para processar!

 

5. Qual o Futuro de Westworld?

Westworld

Esta é a pergunta mais aberta que fizemos. Não apenas sobre o futuro da série, mas também do parque. Sabemos que o conselho da Dellos, empresa dona do parque, terá que lidar com a morte de humanos, e evitar qualquer vazamento de informação. Além é claro, de tentar entender o que aconteceu neste tempo em que as comunicações foram cortadas. O parque pode ser desmontado ou reconstruído do zero, mas antes eles terão que lidar com a onda de rebeldia dos anfitriões, e o estrago que eles causaram. Sem contar que existem pelo menos mais seis outros parques controlados pela Dellos que podem ter sido, ou não, contaminados com a mudança de código.

 

Se existirá uma rebelião, uma fuga, ou o fim através da destruição, basta continuar assistindo esta incrível série. Amanhã teremos uma capítulo que poderá quem sabe responder uma dessas perguntas acima.

Westworld passa todos os Domingos, as 22:00, na HBO e HBO.GO 

Show Full Content
Previous Crítica – Dispute um date com seus amigos em Monster Prom
Next Crítica – Guerra Infinita: A Consagração do Universo Marvel no Cinema
Close

NEXT STORY

Close

Life is Strange Before the Storm – Admirável Mundo Novo

25 de outubro de 2017
Close