Na noite de hoje a Nintendo realizou um de seus já tradicionais Nintendo Direct no ritmo frenético que ela passou a adotar este ano. Foram muitas novidades, entre jogos de Nintendo 3DS e de Nintendo Switch. Se o inicio foi marcado pelo incessante anuncio de títulos, a segunda parte da transmissão trouxe mais detalhes de grande títulos futuros da gigante japonesa e muitas surpresas das third-parties*. Então segura o coração e vem comigo que o Nintendo Switch tem é jogo.

Xenoblade Chronicles 2

A tão aguardada continuação do RPG Xenoblade ganhou grande destaque na transmissão. Durante vários minutos pudemos adentrar nos reinos que constituem Alrest. Um mundo em que pessoas construíram suas cidades nas costas de gigantes criaturas aladas chamadas Titãs, o que lembra bastante o Xenoblade Chronicles original de Wii. Cheia de mistério e intriga, a história nos apresenta Rex, um jovem que caçador tesouros que encontra a intrigante Pyra. Juntos eles lutam para proteger a garota capaz de invocar a uma forma desconhecida.

Além de vasculhar os reinos, pudemos ver o novo sistema de batalhas, que compõe Drivers e Blades: um fica a frente da batalha, enquanto o outro lhe concede armas, habilidades e suporte. Durante sua jornada você pode encontrar novos Blades, que lhe darão diferentes poderes, e usar eles conforme sua estratégia.

Além do jogo, será lançado uma edição especial, contendo um CD com a linda trilha sonora, um case para o seu Switch e um art book. O Pro Controller também receberá uma edição especial de Xenoblade Chronicles 2.

Novidades First-Party

Do lado do Switch, não teve nenhum jogo novo anunciado pela Nintendo, mas foram muitas novidades para títulos já conhecidos, a começar por Splatoon 2. O bem sucedido shooter multiplayer ganhará dois novos estádios: Kelp Dome, a clássica estufa que retorna do primeiro jogo, e Snapper Canal, um canal de esgoto totalmente novo com rampas e muito entulho para pichar. Além disso uma nova arma chega com a atualização. O Tenta Brella é uma atualização gigante do guarda-chuva tradicional bloqueando uma área surpreendente e te deixando pronto para um bom contra-ataque.

Kelp Dome retorna de Splatoon para sua sequência

Fire Emblem Warriors está quase saindo do forno e a Nintendo revelou mais uma surpresa. Uma nova personagem jogável foi divulgada hoje, Lyn. É aqui que as coisas esquentam. Para quem não sabe, Lyn é uma das personagens femininas mais populares da franquia. Ela estreou em Fire Emblem para Game Boy Advanced, o primeiro jogo da série a vir para o ocidente, e sua adição ao novo jogo é um tanto peculiar.

Isto porque, assim como Hyrule Warriors, a Nintendo decidiu focar em apenas três jogos da série para este crossover: Shadow Dragon, remake do primeiro jogo para DS, Awakening e Fates, ambos para 3DS e os maiores sucessos da franquia. Baseado nisto, quando surgiram rumores que Lyn, de Fire Emblem, e Celica, de Shadows of Valentia, estariam no jogo a ideia logo foi descartada. Mesmo que o rumor tenha surgido com o vazamento da capa europeia do jogo. Entretanto, o anuncio de Lyn vem para confirmar que esse rumor tem alguma base. Fire Emblem Warriors será lançado em 20 de Outubro.

Snipperclips Plus: Cut it Out, Together! é uma versão aprimorada do jogo de lançamento do Switch, Snipperclips. Este jogo usara o mesmo jogo base e adicionará novas mecânicas e desafios para tornar tudo mais interessante. Trata-se de um jogo cooperativo de plataforma em que você encarna formas geométricas com até mais um amigo para resolver puzzles. A graça é cortar o seu amiguinho nas mais diversas formas para superar os desafios do jogo. O novo jogo trás dois novos mundos e um novo modo para quatro jogadores. Todo conteúdo novo poderá ser adquirido como DLC para proprietários do jogo original. O jogo estará disponível 10 de novembro.

Os amiibos dos campeões de The Legend of Zelda Breath of The Wild foram mostrados mais uma vez e agora eles finalmente tem uma data de lançamento e funcionalidade explicados. Eles estarão a venda dia 10 de outubro e cada um desbloqueará uma armadura baseada na Divine Beast de seu campeão.

Aproveitando o gancho, a Nintendo lembra que Pokkén Tournament DX tem uma demo disponível para Switch e que o jogo lança semana que vem, dia 22 de setembro. Também foi mostrada uma atualização de ARMS que chega a sua versão 3.0 hoje. O destaque desta atualização é a adição da nova lutadora Lola Pop, que já havia sido mostrada na Gamescom deste ano.

Temos ainda Kirby Star Allies, o jogo do Kirby mostrado na E3 deste ano. Não é muito diferente de outros jogos mais recentes da franquia, como Kirby Triple Deluxe e Return to Dreamland. O jogo terá belos gráficos em HD e suporte para quatro jogadores. O jogo lança no outono de 2018.

Por fim, a Nintendo traz mais um gostinho de Super Mario Odyssey. Aprendemos um pouco mais sobre as luas que Mario pega nesta aventura e sua nave chamada Odyssey. Dois novos mundos foram mostrados por alto, um de neve e outro tropical. O que mais se destacou nesta apresentação final, entretanto, foi uma foto especial em que vemos o Mario sem blusa curtindo a praia. Não tá com a Frog Suit, mas ainda assim é um sapão esse Mario. Confira o trailer:

Novidades Thirdy-Party

Rocket League deu as caras mais uma vez mostrando os conteúdos exclusivos da versão para Switch. Os fãs da Big N poderão correr com nada mais nada menos que carros temáticos de Mario, Luigi e Samus. O port também trará um novo multiplayer local e chegará as lojas no final do ano.

Você quer montar no Luigi @?

Uma das surpresas da noite também foi Arena of Valor. No meio de tantas caras conhecidas somos surpreendidos com a primeira tentativa da Nintendo de trazer os populares MOBAs para seu Switch. O jogo conta com mais de 35 heróis diferentes espalhados em diversas classes. Pena que todos parecem bastante genéricos. Uma beta aberta estará disponível no verão gratuitamente.

Logo depois veio a Bethesda, com o que parecia ser apenas mais um gostinho da versão de Switch de The Elder Scrolls V: Skyrim. Mais uma vez vemos a roupa do Link e a Master Sword que poderão ser desbloqueados com o amiibo do Link e tudo parece bonito. Felizmente esta versão foi confirmada como um port da edição especial lançada ano passado e não a versão original de 2011. Até aí tudo bem. Conseguimos uma data para o jogo, 17 de novembro, eis que de repente uma bomba.

Parece a cara de um delinquente que vai jogar uma bomba no Direct?

Além de Skyrim, a Bethesda trará também DOOM e Wolfenstein II: The New Colossus para o Nintendo Switch. Say what??? Doom lançará já este fim de ano e parece ser idêntico a versão lançada ano passado para PS4 e XBOX ONE. Wolfenstein entretanto é o que mais surpreende. Nada foi mostrado sobre a versão de Switch do jogo o que é esperado. O jogo foi anunciado na E3 para PS4 e XBOX ONE e fica difícil imaginar como será feita a versão do Switch, tendo em vista a inferioridade gráfica do console de mesa que funciona como portátil. As versões de PS4 e XONE sairão em outubro, mas no Switch o jogo só chega em 2018.

Project Octopath Traveler da Square Enix também recebeu algum destaque. Trata-se de um JRPG clássico com personagens em pixel art, mas a ambientação do jogo é toda em 3D. A estética do jogo é bem única, com uma versão 3D de pixel art. O jogo é da mesma equipe que produziu Bravely Default e isto fica aparente no gameplay do jogo. Você terá diferentes personagens com habilidades únicas não apenas dentro de batalhas, mas também fora delas. Uma demo já está disponível no eShop. O jogo ainda não tem um nome definido, mas deve lançar simultaneamente em todo mundo ano que vem, em 2018.

A Square aproveitou para oficializar o port de Dragon Quest Builders. O jogo já havia sido anunciado num evento japonês, mas nada havia sido dito sobre uma versão ocidental. O jogo chega no outono do ano que vem.

Com este Direct a Nintendo conseguiu consolidar de vez em menos de um ano com o Switch o que tentou e falhou em todo ciclo de vida do Wii U: um forte apoio das third-parties. Se o Wii U dependia totalmente dos exclusivos da Nintendo, o Switch não sofre nem de longe o mesmo problema. Todas as desenvolvedoras estão loucas para trazerem suas maiores franquias para o Switch e Nintendo aos poucos consegue se desassociar da imagem de um console apenas de crianças. É de crianças? Então toma este Doom, L.A. Noire, No More Heroes, dentre outros.

De modo geral, este Nintendo Direct foi muito bom para nos abrir a mente para futuras possibilidades. Se o sucesso do console continuar crescendo, as empresas vão querer portar seus lançamentos para o Switch sem se importar com a barreira gráfica entre os console e isto até hoje com Wolfeinstein II era impensável. Foi uma boa noite para a Nintendo e uma noite melhor ainda para os fãs.


* Pra quem não conhece a terminologia, third-party são empresas que não fazem jogos exclusivamente para uma plataforma, como a Bethesda e Ubisoft. Já as first-parties tem esta exclusividade, como a Naughty Dogs da Sony e a Monolith Studios da Nintendo.

Show Full Content
Previous Nintendo Direct: 3DS mostra que está vivo com diversos anúncios
Next The Division gratuito até o dia 17/09 no PC
Close

NEXT STORY

Close

Tove Lo se joga na estrada em novo clipe, ao lado de um…. Muppet?!

5 de outubro de 2017
Close